Logo conexão japao

Sobre a parceria

Fruto da parceria entre a Estácio e o COB – Comitê Olímpico, o projeto de Extensão e Internacionalização, promovido pela Vice-Presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Yduqs com apoio e participação da Diretoria de Ensino que teve como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos alunos de Gastronomia das diferentes Unidades Estácio no Brasil junto a equipe gastronômica, cozinhando para os atletas brasileiros durante o período de aclimatação e de realização dos jogos.

O projeto teve início com um piloto: selecionamos a aluna Lucia Cristina da Silva Rocha, por meio de um Desafio Gastronômico, para integrar a equipe que atuou na cozinha dos atletas de surfe do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Em julho de 2019, os professores Laura Kiyoko Ide e Leonardo Hortencio, participaram de uma visita técnica à Tóquio – Japão para conhecimento das bases de atuação do Time Brasil, para elaboração do projeto acadêmico de Extensão e Internacionalização, que visava a participação de alunos e professores de Gastronomia durante os jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Com o adiamento dos jogos, as atividades relativas ao projeto foram suspensas, sendo retomadas no início de 2021 com a confirmação da realização do evento em julho/agosto de 2021.

Aperte o play no vídeo e confira como foi essa experiência!

Reproduzir Vídeo Sobre Conexão Japão 7

Seleção

O processo foi dividido em 03 fases, sendo a fase 1 eliminatória e as fases 2 e 3 classificatórias, para definição dos alunos que irão fazer parte da delegação do Time Brasil no Japão.

A seleção foi realizada da seguinte forma:

Primeira fase

Nesta etapa foi realizada a
pré-seleção dos alunos da Estácio

Pré-seleção:

Manifestação de Interesse, Validação da Documentação e Protocolo Covid 19 – entre 26 de fevereiro a 01 de março de 2021.

Segunda fase

Nesta etapa foram realizadas as
entrevistas com alunos da Estácio

Entrevistas:

Dinâmica de grupo – entrevista coletiva realizada por profissionais da área da Psicologia.

Entrevistas individuais – entrevistas realizadas pelos Professores Estácio e pelo Chefe Executivo do Comitê Olímpico do Brasil.

Terceira fase

Nesta etapa foi realizada a
prova prática com os alunos
pré-selecionados

Provas práticas e resultado

As provas práticas da Fase 3 ocorreram de forma simultânea nas Unidades da Estácio.

Alunos selecionados

Após a seleção, os alunos, bem como os professores coordenadores que acompanharam os alunos na execução do projeto em Tóquio, foram submetidos a uma série de exames médicos e incluídos no calendário de vacinação para COVID19 junto com os demais delegados o Time Brasil.

A experiência

O projeto foi executado em 03 etapas, contemplando o período de adaptação dos atletas do Time Brasil aos Jogos e a realização dos Jogos Olímpicos, entre os dias 04 de julho a 09 de agosto de 2021.

Os estudantes selecionados acompanharam o Time Brasil no Japão num período de até 26 (vinte e seis) dias, conforme a base onde foram destacados para vivenciar uma experiência em cozinha. Os alunos foram acompanhados de um Coordenador da Estácio, responsável pela atuação dos alunos durante o período no Japão. A compra compra das passagens aéreas de ida e volta dos estudantes, bem como o seguro viagem, ficou a cargo da instituição.

O Comitê Olímpico do Brasil foi o responsável pela hospedagem, alimentação e deslocamento terrestre/local dos alunos selecionados.

Destaca-se a importância desta experiência para a formação dos estudantes como oportunidade única em seus currículos: o trabalho em uma cozinha profissional, a atividade em um megaevento, a atuação durante a Pandemia, o desenvolvimento das habilidades e competências sociocomportamentais, o trabalho em equipe e em um contexto totalmente diferente ao qual estão acostumados.